Carnaubais/RN dando uma volta no passado e no presente
Através da participação de figuras dedicadas a comunidade o povoado começou a se desenvolver, e entre elas destacaram-se o Monsenhor Honório, primeiro vigário, a professora Adalgisa Emídia da Costa, a incentivadora cultural Celina Moura e Olavo Lacerda Montenegro, que lutou pela sua emancipação política.
Em 18 de setembro de 1963, através da Lei nº 2.927, Carnaubais desmembrou-se de Assú. Após onze anos de sua emancipação política enfrentou sua mais terrível batalha, a luta contra a fúria das águas.
Em 1974, uma enchente destruiu a cidade e a população ficou desabrigada. Apesar do sofrimento o povo resistiu e com a participação dos Governos Federal, Estadual e Municipal, a cidade foi reconstruída em outro local.
Novos tempos
Nome da árvore típica do semi-árido, a carnaúba agora também é sinônimo de dinheiro.
Em Carnaubais, município da região Oeste do Rio Grande do Norte, as cédulas de carnaúba circulam desde agosto como moeda social com o objetivo de estimular a economia local. A ideia segue o exemplo da cidade de São Miguel do Gostoso, no litoral Norte, onde as notas levam o nome de gostoso.
Gente da Gente vizinhos carnaubaenses
Um bom dia muito especial para todos amigos blogueiros que representa a cidade de Carnaubais
Aluízio Lacerda
Toni Martins
Toni Martins
Magno Marques
Luizinho Cavalcante
Carnaubais em foco
e demais amigos .
Nenhum comentário:
Postar um comentário